Alimentos que devem ser evitados durante o tratamento para Clareamento Dental

16.01.2020

Quem deseja ter sucesso no tratamento de Clareamento Dental, precisa tomar alguns cuidados: principalmente em relação à alimentação. Neste artigo você vai encontrar informações sobre alimentos que devem ser evitados durante o procedimento e diversas dicas sobre a temática. Ficou interessado? Continue a leitura para saber muito mais!

 

A autoestima e a autoconfiança estão intimamente ligadas ao sorriso. Por isso, mais do que nunca, tem sido grande a procura por tratamentos estéticos que visam melhorar o aspecto dos dentes. Um dos mais comuns é o clareamento dental: um procedimento teoricamente simples e indolor, mas que não acontece de forma imediata. Quando realizado em casa, por meio da orientação do dentista, são necessárias de duas a três semanas para obter o resultado desejado. Já no consultório, são duas ou três sessões de quarenta minutos cada. E, para que o tratamento realmente seja eficaz, é necessário tomar alguns cuidados. Passando, inclusive, pela diminuição ou corte de alguns alimentos no processo. Abaixo apontamos aqueles que devem ser evitados durante o clareamento dental. Também listamos algumas dicas para que o tratamento estético dure por mais tempo! Continue a leitura deste artigo para obter mais informações!

 

Alimentos que devem ser evitados durante o Clareamento Dental – Por que?

 

Primeiro é necessário explicar a necessidade de evitar alguns tipos de alimentos durante o tratamento para deixar os dentes mais brancos. Aqueles que são extremamente pigmentados podem alterar a cor dos dentes, principalmente se a higienização não for realizada de forma correta e logo após o consumo. Já aqueles que são muito ácidos, favorecem a desmineralização do esmalte dental e, consequentemente, surgem as manchas. Isso sem contar que os dentes ficam mais sensíveis.  

 

Alimentos que devem ser evitados durante o Clareamento Dental – Café e chocolate:

 

Ambos têm pigmentos marrons. Essa pigmentação pode desfavorecer o tratamento. Por isso, é recomendado evitar o consumo ou tentar diminuir durante o procedimento de clareamento dental.

 

Alimentos que devem ser evitados durante o Clareamento Dental – Chás:

 

Chás que tendem a deixar a água com o aspecto bastante colorido devem ser evitados. Alguns exemplos são: frutas vermelhas, chá mate, hibisco, entre outros. Caso você tenha o costume de ingerir essa bebida, dê preferência para aquelas que ficam mais claras.

 

Alimentos que devem ser evitados durante o Clareamento Dental – Suco de uva integral e vinho tinto:

 

Ambas as bebidas são pigmentadas naturalmente em decorrência da casca da uva. Por isso, é melhor cortar o consumo durante o tratamento. No caso do suco há a possibilidade de dissolvê-lo em água: dessa forma, o tom roxo ficará menos forte.

 

Alimentos que devem ser evitados durante o Clareamento Dental – Alimentos com pigmento roxo:

 

Açaí e beterraba: esses são apenas dois exemplos de alimentos ricos em pigmentos roxos. E essa cor é proveniente de um antioxidante: antocianina. Inclusive, ele é extremamente benéfico para a saúde de uma maneira geral. Porém, não é recomendado enquanto se realiza o clareamento dental.

 

Alimentos que devem ser evitados durante o Clareamento Dental – Molho de tomate:

 

A pigmentação vermelha também pode ser um problema para os resultados do clareamento dental. Por isso, no período do tratamento, é indicado evitar alimentos e condimentos como uma macarronada ao sugo ou ketchup.

 

Alimentos que devem ser evitados durante o Clareamento Dental – Refrigerantes:

 

Além de corantes, os refrigerantes têm alta acidez:  o que já comentamos que é prejudicial para o clareamento dental.

 

Alimentos que devem ser evitados durante o Clareamento Dental – Outros itens ácidos:

 

Alimentos ácidos deixam os dentes mais sensíveis e provocam a desmineralização dos mesmos. No período do tratamento evite frutas cítricas, vinagre e bebidas alcóolicas.

 

Consumi itens citados acima durante o tratamento – Como devo proceder?

 

Compreendemos que nem sempre é possível evitar o consumo dos alimentos e bebidas citados acima. Caso essa situação ocorra com você, nossa indicação é que faça bochecho com água e escove os dentes. Lembrando que a escovação deve ocorrer, no máximo, 20 minutos após a ingestão.

 

Dicas para manter o Clareamento Dental por mais tempo:

 

Quando o clareamento dental é realizado de maneira correta, em casa com o acompanhamento do dentista ou no consultório, e seguindo as restrições listadas acima, com certeza você terá os resultados desejados. Agora se o seu desejo é desfrutar do clareamento dental por mais tempo, também é preciso ser cuidadoso. Confira algumas dicas!

 

1-O que citamos no decorrer do artigo é aplicável aqui. Porém não é necessário evitar e sim diminuir o consumo de bebidas e alimentos muito pigmentados como vinho tinto, café, beterraba, chocolate, entre outros. Caso faça a ingestão, não se esqueça de realizar a escovação logo após.  

2- Também é necessário evitar alimentos ácidos.

3-Mantenha uma boa higienização bucal (com creme dental e enxaguante adequados e não se esqueça de utilizar o fio dental).

4-Tabaco não combina com clareamento dental. Por isso, evite.

5-Visitas frequentes ao dentista são importantes em qualquer tratamento. No caso do clareamento dental não é diferente! Faça o acompanhamento com um profissional.

 

Sobre a Uniodonto Poços de Caldas:

 

A Uniodonto Poços de Caldas é uma cooperativa de prestação de serviços odontológicos que integra a Uniodonto Brasil: o maior sistema cooperativo da América Latina. Em atividade como Operadora de Plano Odontológico há 20 anos e registrada no Órgão Regulador sob nº 40979-1, conta com área de atuação que abrange 25 cidades do Sul de Minas. A singular de Poços de Caldas está classificada entre as 150 cooperativas do Brasil com melhor desempenho em Gestão Administrativa, conforme avaliação feita pela Organização das Cooperativas do Brasil – OCB, em conjunto com OCEMG e Fundação Nacional de Qualidade.  Tem disponível a rede cooperada e credenciada para atender em todas as especialidades, de acordo com a regulamentação de planos de saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar, a ANS.  Procura atuar dentro da ética profissional, dos princípios cooperavistas e adotando uma política de valorização daqueles que abraçam a sua causa! Se preocupa, ainda, em proporcionar aos seus beneficiários os cuidados necessários para se ter uma boa saúde bucal e belos sorrisos!

 

Serviço:

 

Uniodonto Poços de Caldas

Localização: Rua Tutóia, número 51, Bairro Jardim dos Estados – Poços de Caldas (MG).

Telefone para contato: (35) 3716 - 7222

E-mail: faleconosco@uniodontopocos.com.br

 

Uniodonto 24 horas:

 

Tem Plano de Saúde Odontológico Uniodonto e surgiu uma emergência inesperada? Pode ser fora do horário comercial ou dos dias úteis! Conte conosco! Caso esteja em viagem, você também procurar um dentista credenciado da nossa rede! Afinal de contas, ficar com dor não é nada legal e prezamos por sua saúde. Confira abaixo: 

 

Contato para possíveis emergências em Poços de Caldas:

 

Telefone: (35) 9 – 9957 – 8469.

 

Siga-nos nas redes sociais:

 

Quer saber em primeira mão todas as novidades a respeito da Uniodonto Poços de Caldas e, ainda, receber diversas dicas para manter a saúde bucal em dia? Siga-nos nas redes sociais!

 

Facebook: /uniodontopocosdecaldas

Instagram: @uniodontopocosdecaldas

 

 

Ver Também