O tratamento de canal é indicado para tratar lesões graves relacionadas à cárie e, apesar de conhecido, muitas pessoas ainda têm dúvidas e receios sobre ele! Neste artigo vamos sanar diversas questões relacionadas a essa temática. Continue a leitura!
Tratamento de canal é um dos procedimentos realizados dentro da Endodontia. Ele é bastante conhecido, mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o tema. Além disso, durante muito tempo cultivou-se toda essa história sobre o tratamento de canal ser extremamente doloroso. Óbvio que se trata de um procedimento que só ocorre quando há lesões realmente graves causadas por cáries, então existe sim um desconforto. Mas há um motivo para tal, que explicaremos no decorrer do artigo! Continue a leitura para ter informações sobre tudo que precisa saber antes de fazer esse procedimento.
Tratamento de Canal – O que é?
Como já comentamos acima, o tratamento de canal é indicado quando há uma lesão no dente, causada por cáries. Mas não só por elas. Há outras situações que o tratamento de canal é indicado como, por exemplo, algum outro trauma. O procedimento visa à retirada da polpa dentária infeccionada ou “adoecida”. O profissional realizará uma limpeza nesse espaço que em teoria ficou vazio e depois o mesmo é preenchido.
Tratamento de Canal – Realmente é um processo doloroso?
Essa é a principal pergunta feita pelas pessoas e, com certeza, o grande receio da maioria: sentir dor durante o procedimento. Vamos explicar! A dor que muitos falam não é, necessariamente, do tratamento em si. Mas da demora do paciente por buscar um profissional para uma avaliação desse desconforto. Ou seja: quanto mais a visita é adiada, maior é a dor. Porém, após a detecção da real necessidade desse tratamento, o dentista irá aplicar uma anestesia local e o paciente não sentirá nada durante o procedimento. E é justamente por esse motivo que sempre frisamos a importância da realização de check-ups odontológicos: dessa forma, é possível identificar problemas ainda no início e saná-los sem grandes traumas.
Tratamento de Canal – Como é o pós-operatório?
Sim, é preciso ter alguns cuidados após o tratamento de canal. Porém, esses cuidados são mais tranquilos quando comparados, por exemplo, com um pós-operatório de extração dos sisos. É provável que exista certo desconforto após o procedimento. Por isso, o dentista pode indicar algum analgésico para melhorar esse sintoma. Também é recomendada uma alimentação mais leve, pelo menos nas primeiras 24 horas após o tratamento de canal.
Tratamento de Canal – O procedimento escurece os dentes?
Sim, o tratamento de canal pode escurecer o dente tratado. Mas não é algo que chame tanta atenção. Tudo vai depender do estado da lesão e das técnicas utilizadas pelo profissional. Hoje, com a evolução da Odontologia, é possível minimizar esse problema.
Tratamento de Canal – Devo procurar o dentista apenas quando o meu dente doer?
Não! Já comentamos que visitas regulares são relevantes para prevenir doenças e para tratá-las ainda no início. Óbvio que a dor é uma sinalização importante, mas não é a única. Ao descobrir a necessidade do tratamento do canal ainda em fase inicial, é mais fácil obter bons resultados com o procedimento.
Tratamento de Canal – A cárie é a principal responsável pela necessidade do tratamento?
Sim! A cárie pode ser considerada a principal responsável (mas não a única) pela necessidade da realização do tratamento de canal. Quando ela não é cuidada no início, pode ser que evolua para lesões mais graves e, aí sim, a solução é o canal.
Tratamento de Canal – Após o tratamento não terei mais problemas com o dente tratado?
Tome cuidado. Mesmo após o tratamento de canal, se você não mantiver a saúde bucal em dia ou sofrer uma nova lesão no local, pode ser que você precise recorrer mais uma vez ao tratamento de canal. Ou seja: prevenir é sempre a estratégia mais indicada.
Esperamos que você tenha sanado todas as suas dúvidas sobre tratamento de canal! Até a próxima!
Sobre a Uniodonto Poços de Caldas:
A Uniodonto Poços de Caldas é uma cooperativa de prestação de serviços odontológicos que integra a Uniodonto Brasil: o maior sistema cooperativo da América Latina. Em atividade como Operadora de Plano Odontológico há 20 anos e registrada no Órgão Regulador sob nº 40979-1, conta com área de atuação que abrange 25 cidades do Sul de Minas. A singular de Poços de Caldas está classificada entre as 150 cooperativas do Brasil com melhor desempenho em Gestão Administrativa, conforme avaliação feita pela Organização das Cooperativas do Brasil – OCB, em conjunto com OCEMG e Fundação Nacional de Qualidade. Tem disponível a rede cooperada e credenciada para atender em todas as especialidades, de acordo com a regulamentação de planos de saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar, a ANS. Procura atuar dentro da ética profissional, dos princípios cooperavistas e adotando uma política de valorização daqueles que abraçam a sua causa! Se preocupa, ainda, em proporcionar aos seus beneficiários os cuidados necessários para se ter uma boa saúde bucal e belos sorrisos!
Serviço:
Uniodonto Poços de Caldas
Localização: Rua Tutóia, número 51, Bairro Jardim dos Estados – Poços de Caldas (MG).
Telefone para contato: (35) 3716 - 7222
E-mail: faleconosco@uniodontopocos.com.br
Uniodonto 24 horas:
Tem Plano de Saúde Odontológico Uniodonto e surgiu uma emergência inesperada? Pode ser fora do horário comercial ou dos dias úteis! Conte conosco! Caso esteja em viagem, você também procurar um dentista credenciado da nossa rede! Afinal de contas, ficar com dor não é nada legal e prezamos por sua saúde. Confira abaixo:
Contato para possíveis emergências em Poços de Caldas:
Telefone: (35) 9 – 9957 – 8469.
Siga-nos nas redes sociais:
Quer saber em primeira mão todas as novidades a respeito da Uniodonto Poços de Caldas e, ainda, receber diversas dicas para manter a saúde bucal em dia? Siga-nos nas redes sociais!
Facebook: /uniodontopocosdecaldas
Instagram: @uniodontopocosdecaldas